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Por Carla Gouveia, Media Relations na Gencomm Brasil

O mercado de e-commerce no Brasil tem amadurecido consideravelmente nos últimos anos. Segundo dados do E-bit, de 2017 para 2018 houve crescimento de 18% no faturamento do comércio eletrônico. O indicativo positivo incentiva novos empreendedores a se jogarem no varejo online, seguindo novas tendências de consumo, e também como uma alternativa para escapar de uma série de burocracias que implica abrir uma loja física – o que acaba desestimulando novos empreendedores no país.

Mas muitos se esquecem que, para obter sucesso no mercado de e-commerce, não basta ter o produto e uma loja aberta – o consumidor é atraído pela sua marca e o que ela carrega consigo. Por isso, precisamos falar sobre a importância do branding no e-commerce.

Construir uma marca pode parece fácil: tenha um nome, um logo e, tudo pronto, correto? Infelizmente, não. É preciso pensar em todos os aspectos: quem ela representa? No que acredita? Quais causas apoia? Qual é seu tom de voz? Como se comunica com o consumidor? Em quais canais faz sentido ela estar? Antes de lançar sua marca no mercado, é preciso ter todas essas pontas muito bem amarradas para torná-la sólida aos olhos do público, atraindo atenção e, consequentemente, vendas.

Após estruturar a sua marca considerando todos os fatores destacados acima, é preciso alinhar a comunicação para os canais os quais ela estará presente. O conteúdo das suas redes sociais tem de conversar com a sua loja online e, mais importante do que promovê-la através de imagens de produtos e seus atributos, é contar histórias e promover conversas.  

Atualmente, apostar em uma estratégia baseada em influenciadores e dividi-la em clusters é uma boa maneira de impulsionar sua marca entre seus públicos de interesse. Produzir conteúdo relevante, que fuja do comum, conte histórias reais e promova identificação com as pessoas é essencial para que, à médio e longo prazo, seus clientes virem embaixadores da sua marca.

Apesar das novas tecnologias, ferramentas e infindáveis novas estratégias de marketing digital, não podemos subestimar o poder da publicidade boca a boca. Confiamos muito mais em marcas e produtos indicados por alguém que conhecemos, e, se tratando de comércio eletrônico, confiança é palavra de ordem.

A construção de uma marca é um processo longo e constante – cheio de detalhes importantes. Dar a devida atenção ao tema é essencial para que sua loja atraia mais do que acessos e vendas, mas se torne uma love brand –  superando a concorrência através de sua essência como marca, algo muito valioso para quem quer fidelizar clientes no ambiente online.

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