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Por Elis Protasiewicz, Especialista em Marketing de Eventos na Gencomm Brasil

A participação em eventos corporativos é um dos canais primordiais para geração de leads, já que é altamente desafiador conseguir leads qualificados de maneira geral. Portanto, é imprescindível o investimento em eventos, caso seu foco seja a atração e captação de novos possíveis clientes.

O desafio é escolher qual o melhor evento para investir. Recomendo pensar fora da caixa: às vezes, as oportunidades estão bem além dos eventos do seu mercado. Você tem a oportunidade de ser um expositor exclusivo no seu segmento e também ser conhecido por todos os participantes/expositores de um nicho que não é o seu.

Ainda assim, a presença da sua marca junto a outros players do seu segmento é essencial para branding e um meio muito relevante para a captação de leads a serem trabalhados pelas áreas de Marketing e Vendas.

Além de patrocinar eventos, é possível criar um evento proprietário. Dessa maneira, você consegue ter um alcance maior da sua marca e ter total controle do evento como um todo.

Caso seja um evento de grande porte, é interessante a realização de um pré-evento para o lançamento, e assim iniciar uma campanha que tenha continuidade nas redes sociais, e-mail marketing e outros canais para potencializar sua visibilidade.

A grande maioria dos eventos atraem seu público alvo, exceto os eventos gratuitos que pode diminuir um pouco esta qualificação. É hora de pensar em como abordá-los com eficiência, afinal os expositores têm todos o mesmo objetivo e a concorrência é grande, pois estão no mesmo local e com os mesmos interesses. Ter uma equipe preparada e pró ativa é fator importante para o sucesso desta captura.

O time que estará no stand deve ser treinado a buscar o perfil de leads ideal. Um bom alinhamento entre as equipes garante o melhor aproveitamento do evento. Itens como postura adequada, dress code, e o total domínio de todos os produtos da empresa, fazem parte do sucesso do evento e, consequentemente, a construção de uma boa base de novos prospects.  

Os brindes costumam ser uma boa forma de atrair visitantes para o seu stand – é a hora de abordá-los e conseguir novos contatos -, assim como uma ativação adequada ao seu público de interesse é um investimento certeiro para atração de mais pessoas.

Não perca nenhuma oportunidade de falar com as pessoas que se aproximam do seu stand. Esta pode ser a próxima a assinar um contrato com você e, dependendo do negócio, fazer até o evento se pagar.

Caso seja possível, invista em conteúdo no seu stand. Existem formas de conseguir levar conteúdo com a participação de parceiros influentes no seu mercado, e sem custo para a sua empresa, pois existem interesses comuns.

Oferecer um teste gratuito do seu produto é uma boa oportunidade para conhecerem sua solução e, através desta ação, decidirem contratar a sua empresa com base no período em que a experimentaram.

A captura de e-mails aumenta a sua base de contatos, então invista em conteúdo relevante para que ela se familiarize com a sua solução, e enxergue a sua empresa como a melhor referência do mercado.

Investir somente em conteúdos comerciais pode ser um “tiro no pé”, fazendo com que este contato se descadastre rapidamente da sua base. Construa uma jornada de comunicação para que este lead possa, em curto espaço de tempo, se tornar seu cliente.

Comprometa-se a entregar uma experiência positiva, pois os consumidores estão cada vez mais exigentes. Eventos são feitos de detalhes e, se você seguir estes passos, certamente terá um bom retorno no seu negócio ao investir em eventos como canal de geração de leads.

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